Contrato
Descrição
PERFIL DE POSTO
REPRESENTANTE DE PROJECTO PARA O CENTRO DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS ARNALDO JANSSEN
O Centro de Acolhimento de Crianças Arnaldo Janssen (CACAJ) é um dos actores chaves da assistência a crianças e jovens de rua e em situação de risco em Luanda.
O CACAJ trabalha com o Samusocial Social International. A Samusocial Internacional (SSI) é uma associação de direito francês de luta contra a exclusão social, que tem atividades na Europa, na África e na America Latina.
As duas associações desenvolveram um projeto com o apoio financeiro da União Europeia para reforçar a luta contra a exclusão social das crianças e dos jovens de rua em Luanda. Os objectivos do projeto são de :
1) reforçar a Equipa Móvel de Ajuda (EMA) do Centro Arnaldo Janssen. A EMA (composta por um enfermeiro, um/a educador/a social e um acolhedor social/motorista) irá realizar passeios pelas ruas de Luanda, cinco noites por semana.
2) criar e harmonizar um sistema de informações sobre as crianças de rua com todos os actores da luta contra a exclusão social das crianças de rua em Luanda;
3) fortalecer a rede entre os actores da luta contra a exclusão social das crianças de rua em Luanda, nomeadamente com seminários de formação e de intercâmbio de práticas.
O Centro Arnaldo Janssen recruta um/a Representante para o desenvolvimento do projecto da UE e representar a instituição Samusocial international no pais.
Lugar: Luanda
CONTEXTO:
Desde 2010, a Associação Nacional CACAJ (Centro de Acolhimento de Criancas Arnaldo Janssen) e o Samusocial Internacional desenvolveram em parceria em Angola um serviço de apoio médico-psico-social para crianças e jovens vivendo nas ruas de Luanda.
Desde Novembro de 2014, o CACAJ e o Samusocial International desenvolveram um novo projeto para proteger as crianças e jovens em situação de risco, financiado pela União Europeia e alguns doadores privados.
Os principais objectivos deste projecto são:
- Reforço do serviço móvel de ajuda médico-psico-sociais para crianças e jovens de rua em Luanda,
- A organização de seminários para troca de práticas entre profissionais e formações sobre o acompanhamento de criancas e jovens de rua,
- A criação duma rede de atores sobre a questão da reintegração familiar,
- O Reforço da capacidade do CACAJ em termos administrativos, financeiros e de RH,
- O estabelecimento de atividades educacionais e recreativas para crianças e jovens que vivem no CACAJ.
A/O representante, em parceria com a direção do CACAJ, deve supervisionar a implementação das acções previstas no âmbito do projecto, enquanto que acompanha o CACAJ no reforço das suas capacidades organizacionais no campo da luta contra a exclusão social das crianças de rua em Luanda e garantir os compromissos contratuais com os parceiros financeiros do projeto
MISSÕES:
Representação institucional:
- Desenvolver as relações com autoridades públicas, instituições sociais, de saúde e serviços sociais, públicas ou privadas locais,
- Gerir o processo de registo da SSI em Angola.
Responsabilidade estratégica e operacional:
- Garantir a conformidade das atividades com o código deontologico da Samusocial Internacional e do código de ética profissional da Samusocial e aplicação de método Samusocial.
- Fornecer a supervisão da implementação do projecto, em coordenação com o centro de acolhimento Arnaldo Janssen, avaliar regularmente o progresso e realização do mesmo, monitorar a adequação do projeto com as necessidades para apoiar o grupo alvo, se necessário reajustar ou complementar as actividades e os objectivos em consulta com a sede.
- Identificar as necessidades de formação adicional do pessoal local, participar na organização de missões de formação
- Organizar e facilitar os seminários de intercâmbio de práticas e elaborar os relatórios e documentos.
- Criar e administrar uma rede de atores na reintegração familiar.
- Supervisar a base de dados das crianças e jovens acompanhados pela Equipa Móvel de Ajuda.
- Identificar com o CACAJ as necessidades das crianças e jovens vivendo no CACAJ em termos de atividades educacionais e recreativas e contactar os intervenientes potenciais.
- Escrever os boletim de informações (4 / ano).
Responsabilidade administrativa e financeira:
- Garantir a boa gestão dos fundos do projeto.
- Controlar e enviar o contabilística mensal do projecto na sede da SSI.
- Ajudar o CACAJ para desenvolver os seus procedimentos internos incluindo acompanhar o CACAJ em escrever um manual de procedimentos administrativos e financeiros.
- Participar no desenvolvimento de relatórios narrativos e financeiros do projecto.
Gestão de Recursos Humanos
- Ajudar o CACAJ a desenvolver os seus procedimentos de gestão de RH.
- Participar no recrutamento e gestão de pessoal do projecto.
- Estabelecer os procedimentos de coordenação entre a equipa do projeto e pessoal dedicado a outras atividades CACAJ.
Fundraising:
- Procurar os fondos necessários para a execução das atividades Samusocial em colaboração com a sede.
Relatórios:
- Relatórios Mensais das operações para a sede SSI.
- Escrever relatórios narrativos e de progresso financeiros para os doadores nacionais e internacionais em colaboração com a Sede.
Comunicação:
- Garantir uma boa comunicação interna e externa.
- Animação da página do Facebook.
Requisitos
- Contabilidade
- Gestão de Equipas
- Gestão de projectos
NÍVEL ACADÉMICO NECESSÁRIO:
Master universitario em ciências sociais, gestão de projetos, Direito / relações internacionais.
EXPERIENCIA E COMPETENCIA
- 5-6 anos de experiência na gestão de projetos com responsabilidades de gestão financeira, gestão de recursos humanos e relações com parceiros locais e internationais.
- Conhecimento da problematica da exclusão social e protecção das crianças
- Conhecimento dos procedimentos dos doadores, incluindo EuropeAid, habilidades em escrever relatorios narativos e fazer análises sobre arealização dos objectivos.
- Habilidades no desenvolvimento do trabalho em rede nacional e internacional, com uma boa capacidade de representação institucional, comunicação e negociação.
- Qualidade e experiência significativa de gestão: capacidade de liderar uma equipe e trabalhar em equipe (promovendo as habilidades, de decisões por consenso, habilidades de escuta, etc.).
- Habilidades diplomáticas, capacidade de adaptação, de acção, honestidade, capacidade de lidar com o stress e situações difíceis.
- Conhecimentos de informática: Word, Excel, PowerPoint, Internet.